domingo, 22 de fevereiro de 2015

Comentários sobre "Nova Aliança ?"


Agora brilhante sua rápida análise do turmoil no Oriente Médio. Mas exatamente pelas razões que você dá - a força necessária da liderança saudita - é que eu acho que os Estados Unidos vão ter que se impor na região. Ainda mais se um presidente republicano vier aí. Mas mesmo com a Hillary, o lobby israelense - vide Mearsheimer- vai impor uma atitude mais forte dos EUA - vide o Bibi no Congresso todo republicano americano. Acho que a França não dá pra saída - apesar de ter tido forte presença pró-Israel no Pós WWII. Em suma, acho que exatamente pelas razões que você levantou, os EUA vai unir suas facções internas em torno de Israel uber allles - perdão pelo xiste.
Ney


Bela análise, Pedro. Só tenho dúvidas a respeito da queda no preço do petróleo. Esta queda não seria uma consequência do sucesso do shale gás? Não haveria, também, uma intenção de atingir três coelhos com uma só cajadada: O Irâ, a Rússia e a Venezuela? Nesse caso, não seria uma ação coordenada entre Washington e Riad, e não. uma disputa entre ambos?
Carlos Alexandre

N.R. Não fora o fato de ter a queda do petróleo inviabilizado a exploração do shale, pareceria razoável supor-se conluio entre Riad e Washington.

Parece q de novo os EEUU irão se unir mais fortemente aos israelenses, infelizmente...   
Carmo

Nenhum comentário: