terça-feira, 20 de maio de 2014

CURTAS





O codinome Lava-Jato revela imaginação da nossa Policia Federal. Diretor do Banco do Brasil, doleiros e parlamentares estariam, segundo a polícia, agindo em uníssono para fraudar o fisco, empresas estatais e, como tiro de misericórdia, tungar o cidadão contribuinte.  Mas eis que surge o Ministro Teori Zavascki e traz a si o processo, deixando os laboriosos policiais a ver navios. Resta agora a pergunta que insiste em gritar: manobra ou tecnicalidade jurídica? Ou ambas? Novamente o STF estará sob exame; passo a frente ou retrocesso? Novamente o espectro da Corrupção Impune paira sobre  a Nação.




A Casa Branca finalmente reconhece o dano causado. Tendo autorizado e divulgado o uso simulado de vacinação para identificar os moradores no esconderijo de Bin Laden, os Talibans declararam guerra aos médicos vacinadores. Constata agora que epidemia de Paralisia Infantil grassa no Paquistão, onde não se encontram médicos valentes o bastante  para enfrentar a ira dos fanáticos. Ontem a Casa Branca informou ter vedado à CIA repetir no futuro a artimanha do uso de vacinas na “Guerra ao Terror”. 





Na União Européia elegem-se, nos próximos dias,  os representantes para o Parlamento Europeu. Na França teremos, provavelmente, o fortalecimento de forças anti-Européias, lideradas por Marine le Pen do Front National.  Na Grã Bretanha estima-se marcante votação para  Nigel Farage, líder do UKIP (United Kingdom Independence Party) e inimigo do projeto Europeu. Vemos, assim, uma rara e azeda aliança de dois partidos de extrema direita  nos dois lados do Canal da Mancha.  Contudo, espera-se que não será desta vez a demise da União Européia.



Nenhum comentário: