quarta-feira, 1 de março de 2017

Oscar e Moonlight


Resultado de imagem para photos on oscarSem dúvida os tempos mudaram e com eles a aceitação de novas visões que compõem a vida moderna. A compreensão de comportamento antes tidas como desvio abriram as portas da sociedade para milhões de seres antes enclausuradas por crueis convenções. O ser intimidado. sem poder revelar a sua verdadeira face.

O filme Moonlight que agora recebeu o maior prêmio de excelência, o Oscar, é notável exemplo na luta pela aceitação das demais opções, não mais contidas pela dita “normalidade”. Assim, produziu-se um belo filme onde ótimos atores levam a platéia atraves de uma estória sofrida, imersa na pobreza, contida nos limites das barreiras raciais, onde o protagonista busca seu caminho intimista e sobrevivência econômica.

É aí que a coisa se complica. Respeitando o direito do individuo, à sociedade não cabe censurar-lhe as preferências sexuais. Pelo contrário, tal qual movimento pendular, o estigma de outrora hoje se manifesta em torrente cultural, substituindo o opróbio pela compreensão e até mesmo pela valorização. Atribui-se à este liberto, não sem razão, acentuada sensibilidade bem distinta daquela habitualmante atribuida ao macho alfa, não raro acusado de prepotência, agressividade, insensibilidade, etc...

Resultado de imagem para photos of film moonlightQue assim seja. Cabe, contudo, questionar-se o fio da meada descritiva, onde o jovem e frágil negro tem por protetor fortuito um simpatico adulto cuja profissão é a de traficante de drogas tendo a mãe do menino por cliente. Não tarda, este morre. Goes with the job.*

Neste momento, o diretor do filme encontra-se numa encruzilhada. O herói, confrontado pela decepção, escolherá o caminho da “normalidade”, ou seja, dentro dos limites da ética e da moral, ou bem optará pela trilha mais fácil, emulando seu protetor?

Não cabe, aqui, comprometer o espetáculo, revelando seu final. Não, melhor deixar ao espectador o beneficio da surpresa, sabendo, no entanto, que na primeira opção o filme tornar-se-ia, talvez, vítima do lugar comum, arriscando a indiferença. Por outro lado, emergindo o protagonista como herdeiro do crime, teria ele demonstrado não ser tão sensível assim, pois de sua faina colher-se-iam vidas destruidas.

Será que o embroglio ao final do espatáculo refletiu, sublinarmente, esta dúvida...


*Faz parte do jogo

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