O importante texto a seguir reflete tanto a atual realidade quanto a tendência modernista da crescente simplificação da comunicação verbal e escrita que ameaça o pensamento e sua transmissão. Esta simplificação tem, por vezes, um conteúdo ideológico, onde o "simples" adquire valor da inclusão "democrática", rejeitando o complexo como o apanágio dos privilegiados. A ver...
“O QI médio da população mundial, que sempre aumentou desde o pós-guerra até ao final dos anos
90, diminuiu nos últimos vinte anos. É a inversão do efeito Flynn.
Parece que o nível de inteligência, medido pelos testes, diminui nos países mais desenvolvidos.
Pode haver muitas causas para este fenómeno. Um deles pode ser o empobrecimento da linguagem.
Na verdade, vários estudos mostram a diminuição do conhecimento lexical e o empobrecimento da
linguagem: não é apenas a redução do vocabulário utilizado, mas também as subtilezas linguísticas
que permitem elaborar e formular pensamentos complexos.
O desaparecimento gradual dos tempos (subjuntivo, imperfeito, formas compostas do futuro,
particípio passado) dá origem a um pensamento quase sempre no presente, limitado ao momento:
incapaz de projeções no tempo.
A simplificação dos tutoriais, o desaparecimento das letras maiúsculas e da pontuação são exemplos
de "golpes mortais" na precisão e variedade de expressão.
Apenas um exemplo: eliminar a palavra "signorina/senhorita/mademoiselle" (agora obsoleta) não
significa apenas abrir mão da estética de uma palavra, mas também promover involuntariamente a
ideia de que entre uma menina e uma mulher não existem fases intermediárias.
Menos palavras e menos verbos conjugados significam menos capacidade de expressar emoções e
menos capacidade de processar um pensamento. Estudos têm mostrado que parte da violência nas
esferas pública e privada decorre diretamente da incapacidade de descrever as emoções em palavras.
Sem palavras para construir um argumento, o pensamento complexo torna-se impossível.
Quanto mais pobre a linguagem, mais o pensamento desaparece.
A história está cheia de exemplos e muitos livros (George Orwell - "1984"; Ray Bradbury - "Fahrenheit
451") contam como todos os regimes totalitários sempre atrapalharam o pensamento, reduzindo o
número e o significado das palavras.
Se não houver pensamentos, não há pensamentos críticos. E não há pensamento sem palavras. Como
construir um pensamento hipotético-dedutivo sem o condicional? Como pensar o futuro sem uma
conjugação com o futuro? Como é possível captar uma temporalidade, uma sucessão de elementos no
tempo, passado ou futuro, e a sua duração relativa, sem uma linguagem que distinga entre o que
poderia ter sido, o que foi, o que é, o que poderia ser, e o que será depois do que pode ter acontecido,
realmente aconteceu?
Caros pais e professores: Façamos com que os nossos filhos, os nossos alunos falem, leiam e escrevam.
Ensinemos e pratiquemos o idioma nas suas mais diversas formas. Mesmo que pareça complicado.
Principalmente se for complicado. Porque nesse esforço existe liberdade.
Aqueles que afirmam a necessidade de simplificar a grafia, descartar a linguagem dos seus "defeitos",
abolir géneros, tempos, nuances, tudo que cria complexidade, são os verdadeiros arquitetos do
empobrecimento da mente humana. Não há liberdade sem necessidade. Não há beleza sem o
pensamento da beleza."
Christophe Clavé¹
1) CHRISTOPHE CLAVÉ, Professeur de stratégie & management, INSEEC SBE (AGEFI)1.
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