quarta-feira, 7 de junho de 2023

Um novo Planeta?




O país dos admiráveis Washington, Lincoln, e Roosevelt vê-se, hoje, sujeito ao rescaldo de inédito comportamento no trato de seu crédito financeiro. As manobras políticas travadas pelos próceres dos partidos Republicano e Democrata, onde o aumento essencial do teto de endividamento dos Estados Unidos foi colocado sobre o fio da navalha, traz insegurança aos Estados Unidos e, também, à todas as nações que dependem do  sistema monetário internacional.    

Dir-se-ia não haver dúvida quanto à um acordo a ser concluído entre as partes ao apagar das luzes, assim devolvendo tranquilidade financeira ao planeta. Porém a imprudência e irresponsabilidade revelada em nação tida como  pedra angular do sistema econômico mundial revela quão transformado está o Planeta Terra e sua liderança. Este diferendo político negociado entre os dois grandes partidos Norte Americanos lembra, por sua irresponsabilidade,  escaramuças políticas por vezes travadas nas Banana Republics. Porém, para satisfação geral, Biden terá pago o preço demandado pelo partido adversário, assim obtendo a aquiescência adversária para a abertura das portas a maior endividamento federal. 

No campo político este episódio reflete uma crescente radicalização entre os dois principais partidos  americanos, assim aumentando as incertezas econômicas. Agravando o cenário, tem-se a uma gradual redução no seu ritmo econômico. O Consumo das Famílias revela sucessiva redução no percentual de crescimento nas três décadas a partir 1990 até 2020.

Ainda, o gráfico abaixo indica a evolução do Índice de Gini¹, onde, a partir de 1990 até 2020, constata-se uma crescente concentração de riqueza (de 0,43 para 0,49).




Também relevante, verifica-se a redução no crescimento do GNP Norte Americano ao longo das últimas três décadas. Conquanto não se deva ignorar o efeito redutor da recente pandemia, nota-se, porém, uma tendência de perda de vigor econômico nos percentuais apresentados.  



A crescente distância econômica, acadêmica e sanitária dentre os segmentos demográficos e as diferenças entre a população Branca e as demais, espelham  as diferentes visões ideológicas dos partidos Republicano e Democrata. A atual paridade de poder entre Republicanos. defensores de um "Laissez  Faire" econômico e o partido Democratas, com pendor intervencionista no campo social,  vem impedindo medidas relevantes de "up grade" na base da pirâmide social. 

Os quadros acima sugerem uma situação de "diminishing returns" da economia norte-americana. Indica, talvez, uma redução da capacidade ociosa de seu estoque laboral de alta produtividade. 

Já, fatores externos negativos não podem ser ignorados face à expansão e crescente concorrência da China, levando a indústria e comercio norte americano à busca de margens mais competitivas, assim reavaliando seu ritmo de reinvestimento.  

No campo geopolítico, a crescente presença chinesa sugere a formação e ampliação de blocos, estes levando à reordenação dos desafios internacionais.  A recente aproximação da Arábia Saudita, do Irã e da Turquia ao binômio China e Russia autoriza especulações sobre tal futuro. Ainda, graças à seu poder militar e comercial, o crescente peso político e econômico exercido pelo "Império do Meio" poderá, em prazo breve, encetar uma revisão das lealdades dentre os países de menor representatividade politica.

O planeta se encontra no entroncamento de novas forças políticas com desafiadoras tecnologias, assim  potencializando a fragilidade das previsões. Tal circunstância representa forte aumento de risco para a paz mundial. 
 


1) Quanto maior o índice menos eficaz será a distribuição de renda. 



Nenhum comentário: