sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O pinto do Trump

Resultado de imagem para photo dr freud
Dr Sigmund Freud

Nem a mais desvairada previsão teria superado a realidade: o surgimento da genitália do presidente dos Estados Unidos da America tornar-se parte do debate político do país.

A polarização da política americana chegou a tal ponto que todas as barreiras da compostura e decência estão sendo derrubadas. Em extravasão de ódios e repulsas os oponentes do presidente republicano não hesitam levar à mídia as escapadas amorosas (ou nem tanto) do primeiro mandatário. Escancarar o noticiário, acolhendo um(a) player de tão baixo nível moral pode ferir o alvo mas desmoraliza igualmente os propagadores de tão deprimente evento.

Ao observador atônito cabe a tentativa de buscar um pouco de ordem na reflexão; para  onde leva a guerrilha partidária  de "no holds barred"(1) que se apossou da arena política? O custo parece ser alto, pois a desmoralização do homem fere a dignidade da presidência e avilta a própria democracia.

Dificilmente os futuros presidentes escaparão da desmoralização do cargo, conseguirão restabelecer a dignidade da função face à uma realidade mediática cada vez mais invasiva, derrubando as fronteiras erigidas pela prudência. Para o bem comum, nem tudo deve ser dito. Vale lembrar o ditado que reza: "L'hypocrisie est l'hommage que le vice rend à la vertue" ou seja, o escancaramento mediático valida e autoriza o vício mediante sua banalização enquanto a hipocrisia reconhece o dano que causa a falta ao importar-se com o recato.

Longe de ser um debate teórico, a atual anomia moral que paira sobre o governo Trump alia-se à impulsividade do ser imperioso e a ignorância que lhe nega a reflexão. Suas atitudes impensadas aliadas ao recrutamento de auxiliares de categoria inferior colocam os Estados Unidos em rota de colisão econômica e militar com a China e seus aliados. Neste clima de crescente tensão bastará uma chispa inesperada e indesejada para resultar em conflito.

Chega-se, emfim, ao tema deste artigo. Terá a conformação do membro masculino importância na sua configuração psicológica. Talvez. Mas o passar dos anos nos ensina que conhecer os fantasmas que habitam o subconsciente  de um presidente é coisa séria demais para ser ignorada. Em era nuclear, onde o destino do planeta é ameaçado, todo cuidado é pouco.

1. Vale tudo




Nenhum comentário: