A ubiquidade das redes sociais torna-se cada vez mais evidente. Este instrumento de comunicação íntima e interncional abrange todos os povos e nações. Apesar de seus usuários espalharem-se pelo mundo afora, no que no Brasil observa-se por fonte inquestionável a influência cultural norte-amricana, criadora deste novo instrumento de comunicação. Reflete, assim, sua influência nas sociedades receptivas, gradualmente modificando suas preferências e valores . E por boa razão, pois o número de internautas daquela região supera, em bom numero, a dos demais países e suas culturas.
Por um lado, a internacionalizção da comunicação individual, caracterítica destas redes, expõe culturas díspares levando-à um denominador comum, onde o diálogo quase intuitivo se despe de sotisficação, refletindo emoções não raro primárias e conhecimentos básicos assim derrubando as respectivas muralhas culturais. Esta miscigenação de pensamento, revela, tambem, a crescente intrusão de novos valores oriundos das fonte mais stivas e penetrantes, influido de forma crescente sobre hábitos e valores dos destinatários de tendência mais passiva.
Tal se observa no scenário brasileiro, onde crescentes efeitos sobre sua cultura tradicional, esta de origem européia, bem mais contida do que o arroubo comportamental trazido pela fonte preponderante, ou seja, os Estados Unidos.
No quadro abaixo observa-se a notável expansão internauta nos Estados Unidos e no Brasil, estes interagindo graças à familiaridade com os idiomas recíprocos. Já, as redes asiáticas, apesar de seus idiomas herméticos, a todos superam graças às suas imensas populações.
- 1) Número de internautas p/países:
China 1.032.000.000 2021
Índia 824.890.000 2022
Estados Unidos 307.200.000 2022
Indonésia 196.000.000 2020
Brasil 165.300.000 2022
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