A formação de dois blocos internacionais de potencial conflitante deve merecer a atenção, tanto como perigo quanto como oprtunidade.
Hoje, os Estados U|nidos e a União Européia se unem cultural, conômica e militarmente, assim dominando, de forma preponderante, o rumo do planeta. Contudo, seu caminho começa a ser contestado pela união da Rússia e China, ambas com o propósito de conter a uni-polariadade ameaçadora à seu desenvolvimento e indpendência política.
Cria-se, assim, um ambiente de crecente hostilidade, cuja intensidade parece ameaçar as relações pacíficas de interesse global.
Não há dúvida que a preferência pelo modelo democrático do primeiro Bloco seduz as nações de cultura Ocidental, dentre eles o Brasil. A posição geografia também tem forte importância, agravando ou atenuando as consequências de um potencial conflito. Estes, fatores nos aproximam mais ao Ocidente, que é nossa origem, do que ao Oriente, cujas diferenças culturais adicionam risco relevante. Porém, sob a ótica das oportunidades comerciais e econômicas, abre-se uma nova porta em direção ao Leste.
Quanto ao Brasil, sendo ele parceiro ideológico do bloco Ocidental, tem ele mantido boas relações comerciais, porém muito aquém do seu potencial, dado à barreiras tarifárias. Do outro lado do tabuleiro importantes benefícios comerciais já derivam das relações com o Bloco "asiático". O comércio brasileiro com este último vem superando, em muito, as transações com o Ocidente, o que aconselha manter e ampliar esta aproximação
Contudo, as relações entre nações não devem lastrear-se, tão sómente, no interesse comercial mas,sim, no conjunto de interesses, cultural, político, econômico e estratégico sem interferência do fator ideológico, de parte a parte. Assim sendo, a aproximação deverá seguir política que valorize suas exportações sem que fragilize a vocação brasileira de pertencimento ao entorno americano. Tais condições reforçam a longevidade dos tratados celebrados.
Assim, cabe à política externa brasileira manter as melhores relações com as potências envolvidas. É válida sua participação no "Bloco dos Pobres" por ser ele mais includente, quando o "Bloco dos Ricos" mantêm políticas que privilegia barreiras tarifárias (USA) e reservas de mercado (UE) assim reduzindo o fluxo comercial competitivo.
Também importante, até o momento tais relações vem se mantendo sob o manto do interesse comercial, não havendo exigência por parte do Bloco China de contrapartidas político-ideológicas, neutralizando, desta forma, oposição mais robusta do Bloco USA.
Ao Brasil interessa a paz reinante e a plena liberdade no comercio internacional. Tal missão não será fácil face à dúvida quanto a perenidade de tal modelo, vista a inevitável competição comercial e ideológica que poderá contaminar ambos os Blocos, em busca da hegemonia.
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