terça-feira, 10 de março de 2020

Vamos ou ficamos?

Resultado de imagem para fotos de economia


Recém recebi carta de amigo economista. Por ser eu leigo na matéria expressei dúvidas que me assaltam. Se ele ou os bons leitores puderem me elucidar, serei agradecido. 


Como sempre, F, muito interessante. Me pergunto porque a evolução econômica em 2019 foi tão baixa? Ainda não li ou ouvi uma explicação convincente.

Na minha visão de leigo, diversos fatores inibem a retomada vigorosa do crescimento:

O gastos de família não decolam por causa da tríade juros, desemprego, e inadimplência.

Ainda temos a Mega Jaboticaba que é a PEC que limita os gastos. O remédio está prejudicando seriamente o paciente. Ela existe porque o governo não sabe conter gastos, mas os gastos absurdos continuam.,. Que remédio é este? Enquanto isto nossa infraestrutura, nossa saúde, nossa educação, nosso saneamento vão por água abaixo por falta de dinheiro, falta de investimentos sem os quais uma nação não pode prosperar. São elementos essenciais para assegurar o crescimento a longo prazo do país. Quanto mais atrasam, tanto mais torna-se difícil e longa a recuperação.

Quanto às reformas, o seu sucesso está cada vez mais longínquo, posto que as relações Bolsonaro-Congresso são, cada vez mais conflituosas.

Quanto ao investidor interno, estes parecem temerosos com a modesta expansão da demanda (excluindo o setor imobiliário, este mais vibrante). Enfrentam, ainda a tarefa de exaurir a relevante (30%?) capacidade ociosa em nossa economia.

Quanto ao investidor externo, cada vez mais difícil sua vinda, por não gerar o governo a confiança essencial à estes investidores. Creio estar certo ao dizer que nunca esteve tão depreciada a imagem do Brasil no exterior. Somente a China parece imune às incertezas.

Tudo isso lembra-me a canção popular francesa, onde o administrador de suas propriedade relata à marquesa refastelada em Paris: "Tout va très bien, madame la Marquise", enquanto, "en passant" revela os incêndios e roubos, que assolam seus domínios.  

Deus queira que eu esteja errado. Forte abraço,

Pedro 

Nenhum comentário: