quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Vizinhança Complicada




Obedecendo uma tradição bem estabelecida, a nossa vizinha Argentina se prepara para  dar-nos um susto. Tendo-a como relevante parceira comercial e como a mais importante peça no seu tabuleiro geopolítico, o Brazil se prepara para novas surpresas dos "hermanos". Ambos os pretensos candidatos  à Presidência em acirrado desafio eleitoral, seja qual for o vencedor, prometem cenários conturbados tanto no front bi-lateral quanto em seus mercados internos.     

A vitória de Sergio Massa nos trará, provavelmente, o mesmo cenário modorrento que prevalece na esteira do Peronismo. Os potenciais benefícios do Mercosul ficarão bem aquém de sua potencialidade uma vez que o desarranjo da economia Platense tolhe, não só sua própria economia mas, também, o potencial do Mercosul. A inflação galopante de 140% a.a. sob a gestão do Ministro da Economia, ora candidato,  parece condenar sua nação à repetição dos erros passados graças aos grilhões da teologia Peronista. Tal cenário é preocupante  pois um agudo desequilíbrio econômico e financeiro prenuncia

Dando razão à tais previsões, tem-se o arauto da mudança radical. O Sr. Javier Milei, oriundo das forças da decepção e da desilusão surge, como por encanto, da profunda anonimidade para projetar-se como salvador da Pátria. Tal proeza só poderia ser embasada em ideias audaciosas, senão disparatadas, de apelo messiânico. 

Sua visão econômica, tendo por lastro o abandono do Peso em favor do Dólar (experimento em processo nos diminutos Equador, Panama e El Salvador) significa, ab início, uma redução de soberania pela perda  de controle de sua política monetária, ao substituir o Banco Central pelo Federal Reserve. 

Ainda, terá por desafio a cooptação de 46 milhões de Argentinos, onde a estrema disparidade  de Renda e Poupança causará, provavelmente, fortes distorções. Conquanto o topo da pirâmide econômica poderá colher substanciais benefícios, o mesmo não ocorreria ao descer-se à sua base.

Já a visão geopolítica do candidato Milei, onde a hostilidade para com o governo brasileiro é anunciada, fácil prever-se um complexo período de adaptação do Mercosul e seus parceiros. Tal cenário promete trazer tensões políticas e comerciais aos parceiros.       

A ver...

Nenhum comentário: