As redes sociais teem se tornado ponto de encontro que a sociedade procura para debater os mais diversos assuntos. Dentre eles se destaca a proposição de ideologias com teor violento, onde os participantes moderados se veem submersos pelas propostas violentas e iradas, transformando o que poderia ser um debate civilizado em diálogo de crescente intolerância e, até mesmo, ódio e raiva.
Surgem, agora, condições para a potencialização destas condições desagregadoras. O recente lançamento de novo produto no mundo digital, trazendo à Humanidade os "benefícios" da Inteligência Artificial (IA), será o primeiro passo no desmonte de uma era de previsibilidade e sua evolução-involução em direção à pretensa nova etapa civilizatória..
Seu maior impacto seria sobre sua influência em direcionar ao público, anonimamente, a "realidade" na direção dos interesses, lícitos ou ilícitos, dos seus criadores. Abastecida por inesgotável estoque de fatos, palavras e conceitos, a IA oferece, a pedido de agente anônimo, a argumentação que lhe permitirá disseminá-la "urbe et orbi".
É possível prever-se que a crescente influência que hoje se observa nas redes sociais, será turbinada pela IA, tornando a opinião pública sua refém. Como exemplo, tem-se três eventos com intensa participação das redes sociais, levando milhares de pessoas à extrema violência em busca de um objetivo político. A invasão do Capitólio norte-americano pelas hordas de Trump, a invasão da Praça dos Três Poderes pela turba de Bolsonaro e a atual invasão de Paris pelos sindicatos e aderentes são claros exemplos de eficaz manipulação virtual.
Casos semelhantes terão ocorrido no passado, mas não com a rapidez e quantidade observadas nos eventos relatados, nem com o nível de violência ora constatada. As palavras de ordem, transmitidas pela redes sociais em velocidade eletrônica, impulsionada pelos algoritmos e com alcance tentacular, atiçam e insuflam grandes segmentos da sociedade, estes infectados pela malevolência e intolerância.
Tornam-se tais redes o veículo pelo qual a Inteligência Artificial exercerá seu pleno domínio. Anônima, secreta e ubíqua, a IA, capturada pelo Poder, recorrendo ao instrumento de comunicação em massa, se prestará à missão de perverter e dobrar a livre vontade. Resta saber com quais antídotos contará a Humanidade para que possa preservar seu ora cadente livre arbítrio.
Já, no campo das relações pessoais, como saber a verdadeira autoria de uma tese, de um texto, de uma argumentação? Tornar-se á um ser humano, guiado, sem sabê-lo, pela avalanche gerada pelo IA, expelindo sons e letras em obediência à força subliminar? Quão confiáveis serão o seu próximo amigo, amiga, funcionário, chefe, todos passiveis de contaminação?
Porém, ainda que diante de claro e atual perigo decorrente da esperada onda de fatos e conceitos manipulados, não deve a sociedade procurar na censura a proteção dos meios de comunicação. Urgente e necessário será o desenvolvimento de meios de filtragem, identificação de origem e neutralização da IA, para, assim, proteger o livre arbítrio que resta ao homem.
5 comentários:
Pedro, e isso aí.Estamos em plena mudança sem saber muito bem o caminho e sobretudo, sem ter ainda uma ideia clara do que está sendo proposto, quais problemas acarretará o e quais respostas seremos capazes de dar. Em todas as grandes mudanças da humanidade desde a descoberta da manipulação do fogo etc , o homem depois de imagino eu,
A humanidade através de muitos erros e acertos foi se adaptando as novas tecnologias, inclusive, neste momento, com mudanças físicas no nosso organismo. Então, sou comportadamente, otimista. Vamos encontrar os caminhos e as respostas.
A invasão da Peaça fosTrês Poderes pela turba de Bolsonaro? Parece que não soube que a invasão foi orquestrada por infiltrados do PT, de membros do governo Lula, de membros do STF e outros amigos.
Excelente artigo Pedro como sempre penso que devemos regular essas mídias através de suas empresas de propaganda sem esquecer do que aconteceu em Blumenau.
Achar que foi o PT infiltrado é muita desinformação do Cidadão ai em cima .
😂😂😂 Deve estar com vergonha hoje.
Postar um comentário