domingo, 19 de abril de 2020

"EU corro o risco"

Imagem da história para foto bolsonaro e teich de Jornal Extra


É um momento de embate ideológico. Até o corona virus foi cooptado. Enquanto uns o considera um risco mortal, outros o vêm como uma gripe forte ou, até, uma gripezinha. Enquanto uns advogam um severo isolamento, outros não acreditam em perigo maior perigo no contato. Enquanto uns privilegiam as medidas recomendadas pelas entidades médicas e científicas, outros priorizam medidas de retomada econômica à custa do isolamento prudente. Uns defendem a recomendação oficial de remédios exóticos, outros defendem a receita médica e comportamental seguida pelos países já afetados.

Pelo andar da carruagem, o Brasil está se tornando, novamente, um país ideológico (Lula, Dilma?), passional e dividido. O bom senso, aparentemente, está sob isolamento. Sobretudo nos andares superiores da República

E o líder da facção contestatária, negando a razoabilidade do isolamento, é o senhor presidente da República. Em pronunciamento público à televisão Jair Messias Bolsonaro declara desejar abrir o comércio e o consequente fim do isolamento :

Abrir o comércio é um risco que EU corro, se agravar (sic) vem para o MEU colo.”

Tal declaração revela um profundo e preocupante alheamento da realidade. Não pela opinião expressa mas por não mencionar, sequer, o perigo exponencial que tal decisão traria para o povo. Revela, nesta frase, pessoa obcecada por si próprio, que se reconhece como o único protagonista a ser envolvido nas consequências advindas de sua escolha. Individualiza o interesse pessoal relegando à insignificância qualquer outro ator envolvido. Nesta linha, declara cair sobre SEU colo o erro que cometer.

A individualização deste desafio revela um desvio de tal intensidade que ronda a patologia psicológica. O que levará o autor da frase a esquecer que, se erro houver na sua decisão, o ônus do erro caberá ao povo? Serão milhares, dezenas ou centena de milhares de colos, e não só no SEU, onde tombarão as consequências.



2 comentários:

Nice disse...

Ola Pedro.

"Tal declaração revela um profundo e preocupante alheamento da realidade".Perfeito. Também, oferecer um "colo", diante da dimensão da tragedia que estamos....Demagogia também esta na classificação de uma "estrutura" de comportamento alheiro que é ameaçador ao semelhante.

Abs
Elenice Milani

pedro leitão da cunha disse...

Obrigado Nice pelo bom comentário.