quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Momento Histórico




Surge, na história do Brasil, um mau militar. Um jovem tenente,  nítidamente tresloucado, demitido e aposentado do exército nacional graças aos seus deméritos, ao posto de capitão. Os deméritos envolviam atos que denunciavam claramente seu desequilíbrio mental, pois ninguém "normal" espalha bombas na cidade para enfatizar a justeza de suas opiniões. 

Mas não parou por aí, graças à leniência que caracteriza a aplicação da Lei no Brasil  Por resultado teve-se, não o apaziguamento dos ânimos, mas, sim, estimulou-se um criminoso tornado político (por vezes sinônimos) a persistir e ampliar a sua trajetória de desatinos. A partir de então vislumbra-se um prenúncio de comportamento futuro cuja gravidade e perigo para a sociedade só fez aumentar.

Como sóe acontecer, segundo a sabedoria popular francesa, "chasser le naturel, il revient au gallop."(1) Pois assim foi. Tendo por prêmio exdrúxulo, Jair galgou, em lícita eleição, à presidência da Nação, graças ao claro apoio da "elite" argentária brasileira.  Esta, priorizando o benefício econômico que lhe traria o ex-Tenente, deixou de lado a busca de um governo responsável o qual não poderia decorrer de um presidente irresponsável. 

Hoje, paga-se um alto preço. Retorna o pretenso líder  à Vara Criminal. Em julgamento no Supremo Tribunal Federal o presidente Bolsonaro e ex ministros são levados à cadeia por conspiração gangsteril-militar e roubo da dignidade pátria. Recorreriam ao veneno, para Lula e Alkmin, e tiro para Xandão. (2)

Ainda, em certas elegantes tertulias matinais, e com certo ar de indignação, os abastados e toscos  aprendizes do ex-presidente não deixam de criticar o estílo sartorial de Janja...

1)Despreze o normal  que ele voltará à galope.

2) Agatha Christie teria adorado o tema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pedro, adorei!
Muito bem colocado.
Acho que nos estamos, graças ao STF e ao Xandão, em posição melhor que os USA, que deixaram correr solto às tentativas de derrubada da democracia e de fraudar as eleições.
Meu único receio, neste momento em que parece que vai haver julgamento e punição, aqui, para os acusados, eh que o centro democrático, ache que a parada está ganha e não se prepare para 2026 e aí apareça outro salvador da pátria, e já temos um engatilhado - Marcal. Foi o que aconteceu nos USA. O Biden não entendeu que ele foi eleito para um mandato tampão, não preparou a sucessão, não apresentou uma sólida proposta para a economia, e se fiou nas pautas identitárias e feministas.
Deixou a Kamala com três meses de campanha para conter o estrago que o Trump estava, pacientemente, construindo e solidificando há três anos. Ignez